Espaço para divulgação de minhas andanças, pesquisas, poesias e memórias, troca de experiências pedagógicas, acadêmicas... História, Cotidiano, Natureza, Filosofia, Literatura enfim, um blog que traz um diálogo reflexivo sobre o homem e sobre si mesmo.
quarta-feira, 20 de junho de 2012
UM IPUENSE PESQUISADOR DO CANGAÇO...
Escritor, poeta e pesquidasor, Anastácio Pedro de Mello Lima, mais conhecido por seus amigos e conterrâneos de Ipu como “Pitote” é considerado um grande conhecedor da história do cangaço. Um apaixonado pelas histórias do sertão e de seu povo. Desde muito cedo, já alimentava a vontade de trilhar novos caminhos e novas culturas mundo a fora. Assim como os demais nordestinos que se acostumaram a “carregar a sua casa na própria corcunda”em busca de dias melhores o cearense Anastácio Pedro conviveu também com o sofrimento, as angústias, o medo e a insegurança no sul do país, no entanto conseguiu vencer as adversidades da vida por meio dos estudos e da imensa vontade de viver.
Intrépido, idealista, aventureiro sempre cultivou desde de menino o amor pela leitura que segundo o mesmo veio da influência de sua mãe Antõnia Melo Lisboa (Dona Toinha) que lia e recitava oralmente as histórias e narrativas de Lampião no alpendre do casarão do sítio São Mateus em Ipu. Definido então como “pesquisador espotaneo”, sem as amarras acadêmicas dos teóricos sociais, escreve com maestria e criticidade, sem se deixar levar pela ótica dominante e tradicional da história. É também integrante de honra do grupo de andarilhos e aventureiros de Ipu “CALANGOS DA TRILHA”, (fundado pelo seu sobrinho, historiador e praticante de caminhadas e trilhas (trekking) pelo sertão, prof. Petronio Lima) e um grande intusiasta da cultura popular do Cordel.
Atualmente aposentado pela empresa nacional da Petrobrás, residente em Aracajú, (e com mais tempo disponível...), dedica-se com mais afinco as pesquisas e memórias da vida de Lampião, como também aos estudos da Arqueologia, uma área que hoje caminha muito próxima a história social.
É provável que Anastácio Pedro (tio Pitote) virá ao Ipu agora nas férias de Julho para rever alguns amigos e parentes, bem como realizar algumas pesquisas e trilhas pela serra e sertão de Ipu. Sem dúvida, comparecerá a uma das principais palestras do Simpósio de Ipu sobre a arte do cangaço ( A Estética do Cangaço), tema bastante instigante que estará sendo relizado entre os primeiros dias de julho. No mais, esperamos com ansiedade a sua honrosa presença.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário