"A rua nasce, como o homem, do soluço, do espasmo. Há suor humano na argamassa do seu calçamento. Cada casa que se ergue é feita do esforço exaustivo de muitos seres, e haveis de ter visto pedreiros e canteiros, ao erguer as pedras para as frontarias, cantarem, cobertos de suor, uma melopéia tão triste que pelo ar parece um arquejante soluço. A rua sente nos nervos essa miséria da criação, e por isso é a mais igualitária, a mais socialista, a mais niveladora das obras humanas..."
A rua faz as celebridades e as revoltas, a rua criou um tipo universal, tipo que vive em cada aspecto urbano, em cada detalhe, em cada praça, tipo diabólico que tem dos gnomos e dos silfos das florestas, tipo proteiforme, feito de risos e de lágrimas...Eu sou a rua, mulher eternamente verde jamais encontrei outra carreira aberta senão a de ser a rua e, por todo o tempo; desde que este penoso mundo é mundo, eu a sou..." ( Crônicas de João do Rio - A alma encantadora das ruas, 1908.)
Parabéns pelo excelente blog! Caso queira conferir o meu, o endereço é www.klickhistoria.com.br
ResponderExcluirUm abraço!
Saudações historiográficas amigo,
ExcluirAgradeço pela consideração meu nobre amigo! Com todo prazer irei conferir o seu Blog. Luz e paz!!!
Olá Prof. Petrônio,
ResponderExcluirMeu nome é Karoline Marinho e resido em Brasília. Minha vó, Francisca Marinho, nasceu, 1941, e cresceu no Sítio Regalo, Ipu-CE. O meu bisavó era o Luís Marinho, filho do Coronel Manel Marinho, que morava na Mina, único prédio de dois pavimentos que existia na época. Gostaria de saber mais sobre Sítio Regalo e se possível ver mais fotografias do local.
Att,
Karoline Marinho
Saudações minha amiga Karol Marinho. É um prazer enorme saber que você também tem uma ligação simbólica muito forte com o sítio Regalo a qual passei meus 8 primeiros anos. Desculpe está lhe respondendo um pouco tarde pois tinha esquecido a senha do Blog e não mais tinha entusiasmo para conseguir acessar por conta de umas pesquisas de âmbito acadêmico. No mais agradeço pela consideração e amizade.
ResponderExcluir