terça-feira, 12 de junho de 2012

PADRE CAUBY: RITOS, CELEBRAÇÕES E CAMINHADAS

Foto pertencente ao acervo do Prof. Francisco de Assis Martins. (Prof. Mello)

Dentre as atividades realizadas pelo então Assistente Eclesiástico no interior cearense entre os anos de 1940 estava o de promover o chamado “passeio circulista” nas ruas da cidade. Muitas vezes motivados pelo clima político, nas inaugurações festivas ou atos cívicos, o papel ritualístico e doutrinário do Círculo de Trabalhadores e Operários era o de propiciar o lazer e a disciplina do trabalhador local.

Os desfiles eram apontados nos jornais de influência católica como o “Correio da Semana” e “A Fortaleza” como sendo um ato de “Fraternização do ideal circulista”. Em meus estudos nos periódicos e “livro de tombos” das paróquias de Ipu e cidades vizinhas há sempre referências ao enérgico dirigente circulista Padre Cauby.

Padre Cauby, tendo então atuado em Ipu entre os anos de 1942 a 1947 foi o grande rearticulador do Círculo Operário Católico, bem como o pioneiro da prática da caminhada circulista na cidade. O mesmo unia a necessidade de doutrinar, moralizar e instruir o “sujeito operario” por meio do ritual dos desfiles católicos com o prazer de participar ativamente das caminhadas.

Por sua postura dinâmica e atlética de um “ex-militar”, tinha o hábito de se exercitar frequentemente e de fazer de vez em quando trilhas longe da cidade. Há relatos de suas caminhadas na famosa trilha da ladeira de São Sebastião, conhecido popularmente como “Trilha da Lasca da Velha.” Mas também cultivava outro hábito interessante, o de raspar o rabo de seu cavalo e sair galopando pelas ruas de Ipu!!!

No que se refere aos desfiles do Círculo Operário de Ipu havia não somente um grande número de "trabalhadores católicos" da linha de frente circulista, bem como algumas senhoras pertencente a “Ala Feminina”, como também figuras de destaque no meio social religioso como “Joaquim Lima”, “Chagas Pinto”, “Abdoral Timbó”, “César Tavares” dentre outros...

Nesse contexto, a prática da caminhada católica e circulista de Padre Cauby pode assim ser definida como uma das primeiras manifestações de seu “espírito avançado” para época. Até então os grandes desfiles do circulismo cearense eram mais voltados para a capital. O interior ainda se constituía nas primeiras décadas dos anos de 1920-30 como “um lugar de pouca importância” na constituição do circulismo católico.

No entanto, a partir da influência das idéias consideradas nocivas a “civilidade” e aos “bons costumes religiosos” (1940 em diante )a coisa começa a ganhar novos rumos e a figura do Assistente Eclesiástico no meio circulista interiorano passa a ser mais enérgico e atuante. Era preciso “civilizar os costumes” e preparar os espíritos através dos desfiles e até mesmo do simples hábito de andar na cidade.

Prof. Petrônio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário