sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

HISTÓRIA LOCAL: HOMENS, "LOUCOS" E ANDARILHOS!...


Fotografia reutilizada do Filme "O Andarilho"

HOMENS, “LOUCOS” E ANDARILHOS: UM ESTUDO SOBRE A VIVÊNCIA DOS MARGINALIZADOS EM IPU (1974-1985)

De tanto enveredar por interessantes temas de pesquisa sobre a História e Memória de minha cidade descobri que somente um deles veio preencher de vez a necessidade de um pesquisador fascinado por seu lugar de origem. Trata-se de um estudo que estou realizando sobre a vivência cotidiana dos “loucos” e marginalizados em Ipu durante o período “brando” da Ditadura Civil Militar e que em breve estarei apresentando como tema principal no III Simpósio de Ipu, um evento que reunirá novamente pesquisadores, historiadores e filósofos no mês de julho de 2011.

Apesar das dificuldades encontradas no que diz respeitos às fontes primárias tenho recebido ajuda de algumas pessoas da cidade e confesso que estou apaixonado pelo tema, pois desde criança as histórias sobre os “loucos” e andarilhos sempre me chamou a atenção. Tanto que em meus escritos e crônicas há sempre referências sobre os andarilhos de estradas, metáforas que utilizo sobre mim mesmo e minhas aventuras pelas estradas e trilhas da Serra e Sertão da Ibiapaba.

Muito embora poucos ainda conheçam o meu lado poético, posso dizer que sou um híbrido de poeta aventureiro com um pesquisador não convencional. E como dizia o grande Aristóteles: “o historiador e o poeta não se distinguem um do outro pelo fato de o primeiro escrever em prosa e o segundo em verso. Diferem entre si, porque um escreveu o que aconteceu e o outro o que poderia ter acontecido”.

Pois bem, o que resta agora é só esperar e conferir o resultado da pesquisa, algo que me deixa cada vez mais ansioso é claro... Enquanto isso o jeito é correr atrás das fontes e amadurecer o trabalho para uma futura especialização acadêmica. Mesmo que para isso venha sacrificar alguns dias e feriados...

Muito em breve estarei postando nesse mesmo Blog um pequeno trecho ou resumo do trabalho. E deixo para que meus leitores e amigos que sempre passam por aqui uma melhor apreciação de minha escrita sobre o tema.

Muita luz e muita paz a todos!!!

Petrônio (O Poeta Andarilho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário