sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CALANGOS?...QUE GRUPO É ESSE?!..


Foto: Prof. Petrônio Lima. (Rumo a Trilha da Cachoeira de São José-Ipu,2010)

CAMINHOS, TRILHAS E CAMPING NA IBIAPABA

Resolvi então escrever sobre algo atualmente pouco valorizado na “pacata e hospitaleira” cidade onde moro e trabalho. Ipu é uma pequena “urb sertaneja” com aproximadamente 40.300 habitantes. Localizado no sopé da serra da Ibiapaba, na zona norte do interior cearense... Bem, vamos então entrar no assunto que nos interessa e deixar para falar mais sobre minha cidade e suas particularidades em outra ocasião.

Trata-se de um esporte, melhor dizendo, de uma cultura já praticada por nossos antigos ancestrais e que hoje, com a ascensão da modernidade, do ritmo frenético do trabalho e da facilidade do consumo de veículos automotores, ela parece não mais ser tão evidente no cotidiano das pessoas simples do interior cearense, o que deixou de se tratar de um fenômeno exclusivamente voltado aos grandes centros urbanos.

Melhor dizendo, estamos perdendo o hábito saudável e cultural da prática das caminhadas e trilhas. Do simples contato com a natureza. Ora, nada mais agradável e apaixonante do que você ver o nascer do sol por sobre um talhado ou montanha, acampar e curtir uma bela noite de lua cheia ou então sair pelas estradas e trilhas da Serra e Sertão observando as maravilhas do lugar, as antigas histórias e memórias esquecidas e silenciadas.

Foi por isso que surgiu há pouco tempo em Ipu, mais precisamente no ano de 2010 um grupo de amigos professores, historiadores, poetas, músicos e esportistas com a idéia de reviver ou relembrar as antigas aventuras dos tempos de menino. Mais do que isso, de rememorar as histórias, lendas e mitos dos nossos antigos andarilhos e aventureiros do sertão. De valorizar as coisas simples da vida como a amizade feita numa velha bodega, nas conversas de calçada, nas histórias dos alpendres ou ao redor de uma fogueira, num banho de uma cachoeira, no silêncio e na magnitude da natureza.

Pois bem, mas para isso precisávamos de um nome que viesse expressar melhor o que realmente estávamos propondo. Pensamos então em simbolizar nossa ambiência local, construindo assim uma marca própria, ou uma identidade voltada aos nossos hábitos e costumes de um povo ainda preso as raízes da terra. Daí o “Bicho Calango” ter sido escolhido como o mascote ideal e mais significativo, sendo que todos aceitaram imediatamente minha modesta sugestão.

Bem, hoje, já com algumas mudanças e alterações feitas em nosso Estatuto visamos portanto uma melhor adaptação com a técnica e a prática da cultura do Trenkking, Trilhas e Caminhadas repassado por nossos amigos da educação física e de nossos parceiros blogueiros e internautas da área como o nosso amigo “Edílson Trenkking” ( Blog Trenkking: Caminhos e Trilhas) e outro grande especialista em Trenkking e montanhismo do Rio de Janeiro o aventureiro Fragoso ( Blog Limpa Trilha).

Com aproximadamente seis participantes ativos, podemos dizer mais experientes como o educador físico Samuel, trilheiro e experiente no Rapel e vários acampamentos, Jonh, o paraquedista, trilheiro e acampeiro, Marcos Sampaio, formado em administração e experiente em algumas trilhas, Joamir, formado em Ciências da Computação com experiência militar em Montanhismo, o ambientalista e trilheiro Fernando e o Educador, escritor, Historiador e trilheiro Daniel de Tianguá e Petrônio Lima (eu mesmo), Educador, poeta e historiador com experiência em Trenkking, trilhas e acampamentos e mais quatro recém incorporados ao grupo que não lembro bem seus nomes,compoem o nosso grupo de andarilhos e aventureiros.

Para melhor entendimento a proposta do "Calangos", além de fazer caminhadas e trilhas em Ipu e em toda região que compreende a maior parte da Serra e Sertão da Ibiapaba é juntar o prazer do contato com a natureza com o bem-estar físico, sendo pois uma ótima oportunidade para conhecer novos costumes e culturas do povo simples do interior.

Nesse sentido, não nos limitamos apenas em fazer caminhadas ecológicas e acampamentos, mas também aproveitamos para conhecer e aprender mais sobre o cotidiano, a cultura e a história do povo ibiapabano. Somos um grupo de amigos a qual propomos mostrar uma outra forma de viver longe da mesmice e chatice dos finais de semana ou feriados, o que nos faz esquecer por algum tempo a rotina do trabalho.

Como já comentamos anteriormente adotamos o nome “Calangos”, pela simples razão de ser este mesmo lagarto, típico de nossa região, uma espécie de bicho do mato que vive na caatinga ou em lugares mais verdejante, por entre pedras e cachoeiras, galhos e árvores. Considerado um verdadeiro observador da natureza, acostumado a trilhar lugares e atrativos vários. Por esta razão, todos que entram para o nosso clube têm que passar por um ritual simbólico, ou seja, deve esquecer que um dia foi um “ser humano comum”, preso a modismos e esteriótipos do mundo “civilizado” para adotar o nome calango, ou seja, “aquele que não é bicho, mas vive no mato”, que tem a necessidade de manter contato com a natureza, de se tornar novamente um andarilho, fazer trilhas e preservar o meio ambiente.

A relação homem/natureza é entendida por nós não como modismo, mas como uma necessidade. Eis aí a nossa filosofia atribuída à questão ecológica. Além do ritual de iniciação significar uma espécie de novo batismo, há também toda uma preparação teórica e prática sobre educação ambiental, saber como se comportar no meio do mato sem afetar a natureza, assim como fazer trilhas de longo e curto alcance.Também saber que tipo de material necessário a ser utilizado em um acampamento ou determinada trilha, como mochilas, barracas e outros.

Para quem se interessar em conhecer nossas atividades, dispomos de um Blog para divulgação de nossas aventuras. Temos também uma comunidade no “Orkut” direcionado aos admiradores e interessados nesse tipo de cultura esportiva. Para conhecer melhor o grupo Calangos, basta você então conferir minha lista de Blog ou então ir diretamente no Google e escrever Calangos: Trilhas e Camping de Ipu. Sinta-se a vontade para comentar, sugerir e nos enviar qualquer material ou troca de experiência a respeito da cultura de Trilhas, Trenkking, Camping ou qualquer outra modalidade relacionada a cultura andarilha.

E como está escrito em nossa pequena comunidade do Orkut: “Se você é do tipo que encara uma boa aventura, que gosta de pisar no chão, sentir o cheiro da terra, dormir no mato sem nenhum conforto, tomar banho de cachoeira e acampar em noite de lua cheia, então seja bem vindo ao grupo Calangos. Viva de forma saudável e diferente! Der adeus à velha rotina e comece a redescobrir a si mesmo como um ser de luz e natureza.”

Para maiores contatos pelo email: petroniolima2@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário