terça-feira, 21 de dezembro de 2010

"FILOSOFIA NO BOTECO" - METAFÍSICA


Para quem não aguenta mais aquele papo chato, inconveniente e vazio de certos "elementos boçais" metidos a rico que se encostam em determinado "Bar" ou "Boteco" e acham que estão abafando!..E você miseravelmente se ver quase que na obrigação de ouvir as mesmas piadas e "lamúrias", sem falar no resumo do último campeonato do time preferido de seu "forçado" companheiro de mesa... Mostraremos aqui um boteco diferente do que somos habitualmente acostumados a frequentar.Trata-se de pessoas que também gostam de viver o cotidiano,jogar conversa fora, mas também refletir sobre temas clássicos e filosóficos. Entre uma cerveja e outra um grupo de amigos analisa sobre a questão da metafísica, mostrado em um pequeno video do Blog "Filosofia no Boteco". Aqui não há espaço para discutir "Luan Santana" ou então "Capítulos de Novelas"!..Antes do video vejamos um rápido comentário escrito sobre o assunto.

Vou tentar não definir coisa alguma "definitivamente" porque meu colega Teles e eu temos definições diferentes sobre o tema. Começamos o vídeo tentando achar uma apropriada definição de metafísica. Tradicionalmente, metafísica é a ciência do ser enquanto ser. Isso quer dizer que é uma ciência que abrange todo o escopo do ser e não, como nas ciências normais, apenas em relação a uma parte do ser (como a psicologia estuda a mente e a geologia estuda a terra). Porém, na modernidade, a metafísica foi desacreditada enquanto ciência e a acepção de ciência veio a ser a que se tem atualmente. Para Kant (1724-1804), quando a metafísica deixa de ser ciência, então seu conteúdo não pode ser conhecimento, pois o conhecimento é resultado da ciência. Numa definição etimológica, pode-se entender metafísica (meta + física = além da natureza) como o estudo sobre o que há além dos dados sensíveis. Estes, os dados sensíveis, são objeto de estudo das ciências. Exemplo de coisas que não são objeto de estudo da ciência e sim da metafísica: Deus, alma, liberdade, causalidade. A causalidade, por exemplo, é pressuposta pela ciência.

Posteriormente, discutimos sobre a relação da religião com a metafísica. Cada religião tem seu sistema de metafísica (tais deuses e tais anjos). A questão que viemos a nos ater foi se, desse sistema de metafísica, poder-se-ia derivar um código de ética. Ou se o código de ética é independente do sistema de metafísica.

Assista abaixo o video do Blog acima mencionado. Você também é convidado especial a comentar sobre o assunto em nosso Blog. Um abraço e um Feliz Ano Novo a todos!!!

Fonte: Blog "Filosofia no Boteco."

Nenhum comentário:

Postar um comentário