terça-feira, 10 de julho de 2012

SIMPÓSIO: MINICURSO - CAMINHAR, TRILHAR, ANDAR


Foto: Prof. Petrônio Lima - Trilha da Ladeira de São Sebastião 

TEMA: CAMINHAR, TRILHAR, ANDAR:UMA FUNÇÃO “CIVILIZADORA” 

Nos dias 05 e 06 de julho de 2012, foi realizado o minicurso sobre a história da caminhada urbana e rural na escola Estadual de Educação Profissional Antonio Tarcísio Aragão, na realização do IV Simpósio de Ipu pelo professor Petrônio Lima, pesquisador e praticante de trekking e trilhas na Ibiapaba. Contou com a participação do professor e músico João Freire que abordou a sua pesquisa em história sobre a ladeira de São Sebastião de Ipu, a conhecida Trilha da “Lasca da Velha”, “onde expôs a sua importância sobre o escoamento e abastecimento da produção agrícola, como frutas legumes e hortaliças”, o que era destinado à antiga feira de Ipu.

Antes, porém o prof. Petrônio Lima levantou a questão sobre a prática da caminhada Trekking que vem crescendo nas últimas décadas, inclusive no Ceará citando os grupos “Bichos do Mato” e o “Calangos da Trilha” de Ipu, um grupo de aventureiros e andarilhos que atua oficialmente a quase quatro anos, no qual o mesmo é um dos fundadores do grupo. Na ocasião foi explicado a origem da palavra “trekking” e suas modalidades, bem como os cuidados básicos de se praticar trilhas ou se aventurar nas matas e estradas da serra e sertão de Ipu. O interessante em sua análise foi o destaque para a diferenciação histórica e cultural do caminhar na cidade, “uma outra forma de se locomover e movimentar o corpo.” O professor e historiador Petrônio Lima aproveitou a ocasião e abordou a sua pesquisa para o mestrado que trata sobre as experiências e memórias do andarilho urbano em Ipu.

O segundo dia do minicurso teve a importante participação dos Escoteiros de Ipu, onde mostrou as técnicas de se comportar no mato como também os cuidados básicos sobre o que levar para uma trilha de curto percurso. Horas depois os alunos do minicurso assistiram um filme (A Trilha) e ao terminar foram dados as ultimas informações da atividade prática da trilha da ladeira de São Sebastião – Lasca da Velha, que foi realizada no domingo dia 08 de julho, que teve aproximadamente 37 participantes.

Um comentário:

  1. Meu nome é Auricélio Ferreira, estudante no curso de história pela FMU em São Paulo.
    Adorei essa postagem da lasca da velha. este percurso eu desde criancinha ouvia minha mãe descrevê-lo em suas história ao clarro da lamparina. Era por aí, que ela, e sua familia; pai, mãe, irmãos e tios encontravam no comércio o meio da sobrevivencia, pois desciam, por partes difíceis e ingremes, com surrões e jacás com frutas, verduras, farinhas bolos da terra e viveres para serem vendidos na feira do Ipu. minha avó materna era Maria Tingui. E meu avô o senhor Sabino Ferreira de Oliveira, habitantes da localidade de Tinguis. Há anos procuro mais e mais sobre minha história e sobre a história da minha família, que são natos ipuense. Gostaria de receber notificaçõs desta história que me fascina. Abraços


    auricelio_ferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir