Espaço para divulgação de minhas andanças, pesquisas, poesias e memórias, troca de experiências pedagógicas, acadêmicas... História, Cotidiano, Natureza, Filosofia, Literatura enfim, um blog que traz um diálogo reflexivo sobre o homem e sobre si mesmo.
terça-feira, 20 de setembro de 2011
O ARCO RELIGIOSO DE IPUEIRAS
Foto: Petrus Trekking (Aula de Campo em Ipueiras)
No ano de 1953 Ipueiras, cidade do interior cearense localizada próxima a Ipu recebeu a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Em decorrência dos supostos milagres que ocorreram, foi permitida uma permanência maior da imagem na cidade, fato que levou a permissão da construção do arco um ano depois.
Antes disso a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima teria passado primeiramente na cidade de Sobral, vindo então por iniciativa de Dom José construir em 1953 um grande e bonito Arco do Triunfo naquela cidade, projetado por Falb Rangel, o Arco de Nossa Senhora de Fátima em Sobral foi executado por Francisco Frutuoso do Vale.
Somente cidades que tiveram na época o privilégio de uma maior duração da visita construíram arcos. O primeiro arco de Ipueiras foi de madeira e menor que o atual, caiu numa tempestade. Chamaram então o mesmo arquiteto que fez o Cristo de Ipueiras, Pedro Frutuoso, e este terminou sua obra em 1954.
Fontes: ipueiras@grupos.com.br e http//www.sobral.ce.gov.br/)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário