sexta-feira, 22 de julho de 2011

O CÍRCULO OPERÁRIO DE IPU


Foto: Dos Arquivos do Prof. Francisco Melo

Pe. Cauby e o Círculo Operário de Ipu

O papel do Assistente Eclesiástico na formação da cultura operária cearense ainda é pouco analisado na historiografia atual, se limitando apenas através de estudos direcionados a religiosidade popular interiorana.Dessa forma, em algumas produções historiográficas há uma certa “folclorização” da imagem do “homem religioso”, sem levar em evidencia maior o aspecto disciplinador e estratégico do sindicalismo católico nos espaços do trabalho. Em meu artigo apresentado no III Simpósio da cidade de Ipu que tem como título: Sermões, Bandeiras e Enxadas: Religiosos e Trabalhadores da Formação do Círculo Operário de Ipu(1932-1964) questiono a importância social de um dos padres bastante conhecido no meio católico circulista nos anos de 1940 em Ipu. Refiro-me pois ao Padre Cauby Jardim Pontes. Figura enérgica no combate as práticas consideradas nocivas e ameaçadoras da ordem católica circulista.

Quem foi Padre Cauby?

Filho legítimo de Antônio de Sousa Pontes (para outros Adrião de Sousa Pontes) e de Benedita Jardim Pontes, neto paterno de Francisco Crispiniano Pontes e de fuma Augusta Pontes, neto materno de Francisco Marinho e de Luísa Marinho Jardim. Nascido na Paróquia de São Benedito, CE, a 01 de novembro de 1913; solenemente batizado pelo Vigário Monsenhor Custódio de Almeida Sampaio, na igreja Matriz de São Benedito, a 14 de dezembro do mesmo.ano; confirmado a 16 de setembro de 1918.

Em minhas pesquisas realizadas encontrei indícios de sua destacada formação religiosa antes de integrar e coordenar o circulismo católico de Ipu. Vejamos então : “Recebeu a Primeira Tonsura Clerical das mãos do Exmo. e Revmo. Dom José Tupinambá da Frota, Bispo Diocesano na Capela do Seminário Diocesano a 19 de junho de 1938. Recebeu as Ordens Menores do Ostiariado e Leitorado das mãos do Exmo. e Revmo. Senhor Dom Manuel da Silva Gomes :l 20 de abril de 1939...”

“ ...Recebeu as Ordens Menores do Exorcistado e Acolitado das mãos do Exmo. e Revmo. Senhor Dom Manuel da Silva Gomes a 03 de dezembro de 1939. Recebeu o Subdiaconato com o título de servitii Ecclesiae das mãos do Exmo. e Revmo. Senhor Dom Manuel da Silva Gomes na Capela do Seminário de Fortaleza no dia 01 de dezembro de 1940. Recebeu o Diaconato das mãos do Exmo. e Revmo. Senhor Dom Manuel da Silva Gomes na Capela do Seminário de Fortaleza a 29 de março de 1941. Recebeu o Presbiterado das mãos do Exmo. e Revmo. Senhor Dom José Tupinambá da Frota, Bispo Diocesano na igreja de Sobral, digo na Matriz de São Benedito a 23 de novembro de 1941...”

“...Cantou a Primeira Missa em São Benedito, a 25 de novembro de 1941. Vigário Cooperador de Ipú, a 07 de janeiro de 1942. Posse, 11 de janeiro. Vigário Cooperador de Acaraú-CE. Depois em 1945 ou 1946, encontrei-o trabalhando em Sobra\. Não foi feliz na sua vida sacerdotal, se secularizando.”( Fonte: Totó Rio/ Blog da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Acaraú/ Ungidos do Senhor na Evagelização do Ceará. Padre Aureliano Silveira)

O primeiro círculo operário cearense, o Círculo de Operários e Trabalhadores Católicos, surge em 1915 em Fortaleza. No entanto, é no interior que a atuação dos circulismo católico começa a fazer parte da vida cotidiana do trabalhador rural, disciplinando os costumes e afastando o ímpeto das revoltas sindicalistas e comunistas no campo. Isso devido os reflexos da velha “luta de classes” que assombrava a “elite” social católica já na segunda metade dos anos de 1920. Basta dizer que em 1927 é fundado o PCB ( Partido Comunista) de Camocim. E isso já era o bastante para que a atuação do circulismo católico assumisse a dianteira nas paróquias dos pequenos municípios interioranos.

Em Ipu os documentos apontam para o surgimento do Círculo Operário Católico no ano de 1932. Bom que se diga, essa sua primeira fase de atuação não está vinculado com a figura do Pe. Cauby Jardins Pontes, visto que o mesmo é citado pelo então Padre Monsenhor Gonçalo de OLiveira Lima como sendo o “restaurador” do Círculo Operário no ano de 1944. O seu surgimento coincide com uma situação bastante calamitosa, a seca de 1932, período em que muitos trabalhadores e flagelados foram obrigados a integrar o Campo de Concentração de Ipu.

Ao que parece, com a seca de 1932 o Círculo Operário de Ipu fica de certa forma fragilizado, vindo então ganhar maior destaque com a chegada de Padre Cauby no começo dos anos de 1940, que tem como tarefa principal rearticular o Círculo Operário Católico diante de uma nova conjuntura histórica de influência do “sindicalismo vermelho” no meio rural interiorano.

Por fim, o Círculo Operário de Ipu surge e ao mesmo tempo resurge diante de uma realidade social conturbadora ao longo de sua existência. Passa por estágios de adaptação e fragmentação no decorrer dos anos.No entanto, assume uma postura ou um projeto de sociedade baseado na recristianização dos costumes e na manutenção da ordem social.

Petronio Lima ( Professor e Pesquisador)
Email: petroniolima2@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário