segunda-feira, 11 de julho de 2011

III SIMPÓSIO: FOI UM SUCESSO!!!


Foto: Prof. Petrônio Lima (Petrus Trekking). Vemos então o professor e pesquisador Denis Mello apresentando o historiador Durval Muniz.

No dia 09 de julho, o III Simpósio de Ipu encerrou sua última apresentação do ano com a marcante presença do historiador e presidente da ANPUH (Associação Nacional de História) professor Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior. Durante os quatro dias de realização do evento, a espetacular presença de vários especialistas e doutores na área da História, Sociologia e Filosofia apresentaram suas análises e interpretações sobre o tema ” Pensar o pensar cearense numa visão Ibiapabana”.

A movimentação do III Simpósio na escola Profissional Antonio Tarcísio Aragão foi intensa durante toda a primeira semana de férias com a realização de mine-cursos e até trilhas e caminhadas realizadas na cidade. Algo novo, que envolve a prática da caminhada urbana e rural associado ao patrimônio histórico,que segundo a organização do evento fará parte do roteiro cultural no próximo Simpósio de 2012.

Pois bem, o evento superou as expectativas da comissão organizadora que contou esse ano com mais de 600 pessoas tendo a frente o jovem e idealizador Marcos Sampaio (formado em Administração de Empresas e um ávido apreciador da História e Filosofia) que não mediu esforços para que o III Simpósio fosse um sucesso total. Sem falar no grande número de universitários de cidades como Sobral, Tianguá, Viçosa, Santa Quitéria, Ipueiras, Pires Ferreira e demais professores da rede estadual e municipal de Ipu.

Também marcou presença o grupo “Outra História” da cidade de Ipu ( Raimundo Alves, Reginaldo , Vitorino, Petrônio, Iramar) apresentando seus trabalhos e fazendo refletir as questões que envolve o incentivo a produção da História local. Os mesmos aproveitaram a semana do III Simpósio e se reuniram na intenção de discutir sobre o tão esperado lançamento de um livro (já para o próximo evento )contendo artigos de suas pesquisas locais.

Entre um papo e outro com um de meus ex-alunos do curso de História da cidade de Pires Ferreira, notei a sua alegria e surpresa com a magnitude do evento: “Nunca havia participado de um evento assim aqui no interior com tantas palestras de especialistas e doutores na área de História, Sociologia e Filosofia. Pensei que isso só era possível de acontecer nas grandes cidades como Sobral e Fortaleza...”

A fala destacada acima de um dos muitos jovens que participaram do III Simpósio de Ipu resumo totalmente a boa aceitação do evento. Isso prova que o Simpósio de Ipu vem a cada ano ganhando um espaço bastante significativo no calendário cultural do interior cearense.

Por fim, a presença dos estudantes de Ipu e cidades vizinhas no III Simpósio mostra que a juventude Ibiapabana, quando estimulada também se integra nos movimentos culturais e alternativos. Basta apenas que movimentos como este sejam postos em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário