domingo, 6 de fevereiro de 2011

A DIFERENÇA ENTRE A MEMÓRIA E A HISTÓRIA


ENTRE A LEMBRANÇA DO PASSADO E A HISTÓRIA

Bom, antes de entrar no assunto gostaria de sugerir aos leitores, alunos e amigos do Blog o livro do historiador Jacques Le Goff/ História e Memória que trabalha a “imparcialidade” do tema. Pois bem, ressaltamos aqui que existem divergências ou concepções que traz consigo algumas reflexões por parte dos historiadores sociais. Portanto, uma das principais indagações a respeito no ambiente da pesquisa histórica é saber quais as diferenças que podem ser detectadas entre lembrança do passado e memória do passado?.. E aí vem outra velha pergunta: É possível “resgatar” o passado como realmente ele ocorreu?

Ora, quando lembramos de um acontecimento bom ou ruim logo somos transportados para aquele suposto lugar do acontecido, o que naturalmente entendemos como sendo algo referente a nossa memória. Por outro lado, quando contamos o mesmo fato a outros, estamos então construindo uma narrativa histórica... Todavia não podemos nos passar por “ingênuos,” como bem define Le Goff, pois “a memória é falha” e não pode ser confundida com a História. Ou seja, enquanto uma é revestida de sentimentos, a outra compreende a análise e a transformação dos acontecimentos em seu tempo. Daí então construímos nosso próprio padrão de verdade que é definido pela historicidade dos acontecimentos através da memória. E apesar dos conceitos se fundirem há sempre uma grande diferença entre o que é História e o que é Memória.

Em resumo vejo que o tema pode levantar algumas discussões inerentes à historiografia atual. O que freqüentemente ocorre como importante problemática no meio acadêmico. E a pergunta é sempre a mesma: frente às inúmeras indagações teóricas entre História e Memória como relacionar tal problemática com a prática e o oficio do historiador?.. Encerro aqui minha palavras e convido aos amigos leitores do Blog a conferir a linda música dos anos 80 de "Kiko Zambianchi" que traz em sua letra a questão envolvente sobre as lembranças, os sentimentos e o passado de cada um de nós. E que não deixa de servir como reflexão sobre nossas andanças pelo mundo... Somos todos os deuses e andarilhos de nós mesmos!...

"Primeiros Erros" - ANOS 80 ( Kiko Zambianchi )

Nenhum comentário:

Postar um comentário