sábado, 27 de novembro de 2010

UMA NOITE DIFERENTE EM IPU



Quem teve a curiosidade e o prazer de ver ou apreciar um grande espetáculo cultural de músicos ocorrido na noite de quarta-feira, dia 24 de novembro de 2010, na agradável pracinha Iracema de Ipu, sentiu algo de diferente no ar. Grupos variados e estilos diferentes para todos os gostos. Do Rock ao Reggae, do Samba a Bossa Nova, cavaquinho e tudo mais!...Sem falar na brilhante apresentação no piano do grande Ivanildo Neves, um músico de mão cheia.

Para abrilhantar ainda mais a participação estava lá o grupo “CHORO FELIZ” que “arrebentou a pau” no festival de Viçosa, como também a presença marcante de “Jorge Nobre”, “Marcílio Lima,” “Ivanir do Bandolim” e demais artistas, poetas e seresteiros da cidade. Ex- integrantes do saudoso grupo “Som Maior”, a galera das antiga dos anos 80 de Ipu, os diversos admiradores do velho e bom Rock Nacional!..Os fã-clube da nova geração do grupo de jovens cantores aplaudiam junto ao povo cada apresentação em palco. Realmente a noite parecia ser só deles e mais ninguém, sem a interferência de nenhuma figura “carcomida” e “anti-social” do meio político...Algo inédito em nossa história!!!

Músicos, poetas, escritores, professores, historiadores, enfim, todas as tribos culturais estavam marcando presença neste MARAVILHOSO SHOW em praça pública. Assim pude perceber o entusiasmo e a alegria no semblante de cada um naquela noite.

Na ocasião tive o privilégio de conversar com vários amigos artistas, alguns deles alunos e ex-alunos meu, inclusive com o amigo músico e poeta Izídio, um dos mais entusiastas e admiradores fervorosos deste magnífico projeto, que segundo o nobre colega promete marcar presença no palco somente a partir do próximo ano.

Acredite ou não meu caro amigo leitor, pela primeira vez na história local de Ipu surge um movimento cultural de relevante respeito e admiração, idealizado por um grupo de jovens e de alguns já conhecidos músicos e poetas da terra de Iracema. Trata-se do I Encontro de Músicos do Estado do Ceará ocorrido aqui mesmo na cidade, por iniciativa da recém fundada “Associação de Cultura e Artes de Ipu” – ACAI. Que teve a honra de abrir o I Encontro com a justa homenagem aos memoráveis e inesquecíveis músicos: Lázaro Freire, Valderez Soares e Zezé do Vale.

No entanto, fica aqui a velha indagação: Será que os meninos irão “sustentar a peteca” por muito tempo? Visto que em nossa cidade e região a cultura sempre andou atrelada a “boa vontade” de nossos “maravilhosos” políticos?

Eu como praticamente um já incluído da Associação aposto nessa ideia e acredito que sim!.. É possível nós, ipuenses ligados a produção da arte e a cultura, separar o “joio do trigo” e assim fazer algo de novo em relação à Cultura Local. Vejo que vale apenas apoiar este tão importante projeto cultural da ACAI. Precisamos caminhar com as próprias pernas, mesmo sabendo das dificuldades inúmeras que irão surgir no decorrer da caminhada. Temos que lutar com amor e dedicação a favor de nossa História e Memória, sem proselitismos políticos, como bem afirma seus principais componentes.

Segundo seu idealizador maior, o músico e radialista Marcos Carvalho, em uma entrevista dada a Rádio Regional de Ipu: “Estamos vivendo um movimento pioneiro e simbolicamente importante no que diz respeito à união de todos os artistas ipuenses. Um marco histórico e embrionário para arte e para os artistas da terra”.O mesmo reafirmou na entrevista que a Associação se propõe a ser algo totalmente independente, sem vínculos políticos ou de influência factóide, o que já é do agrado da boa parte que constitue 99% da sociedade ipuense.

Por fim, o que nos resta é torcer para que no próximo ano a ACAI consiga somar o maior número de pessoas dedicadas a ajudar, patrocinar e a divulgar o verdadeiro valor que tem a cultura de nossa terra. Assim como a cidade de Viçosa, Ipu tem de sobra um grande potencial artístico para se tornar mais um atrativo cultural na agenda do Estado do Ceará. É só esperar e conferir.

Prof.: Petrônio Lima (poeta e pesquisador)
petroniolima2@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário