Espaço para divulgação de minhas andanças, pesquisas, poesias e memórias, troca de experiências pedagógicas, acadêmicas... História, Cotidiano, Natureza, Filosofia, Literatura enfim, um blog que traz um diálogo reflexivo sobre o homem e sobre si mesmo.
terça-feira, 15 de março de 2011
50 ANOS DO CURSO DE HISTÓRIA DA UVA
O Curso de História da UVA viveu ontem(14 de março) uma noite de gala com a abertura das comemorações do seu Jubileu de Ouro, no Teatro São João. Para recepcionar os alunos e convidados, a organização trouxe o cantor e violonista local Edu Asaf que brindou o público com uma seleção da melhor música popular brasileira.
Abrindo a solenidade, o Coordenador do Curso de História Prof. Agenor Soares e Silva Júnior destacou o trabalho de todos aqueles que colaboraram para construção e longevidade deste curso numa universidade do interior cearense.
Em seguida, o Prof. Dênis Melo, apresentou o palestrante da noite, o Prof. Durval Muniz de Albuquerque Júnior, Presidente da Associação Nacional de História (ANPUH), que discorreu brilhantemente sobre o tema: “História: a arte de inventar o passado”. Em sua fala, o Prof. da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ressaltou a importância do historiador em significar o passado, a partir das questões do presente, fazendo deste metier uma ferramenta de inserção social e política do historiador.
Segundo o Coordenador do Curso de História, professor Agenor Soares e Silva Júnior, as comemorações do ano jubilar continuarão com palestras, seminários, semana acadêmica do Curso e lançamentos de livros, que acontecerão a cada mês, ao longo do ano, e contribuirão para relembrar a trajetória do Curso e os seus avanços. “A data nos alegra e nos desperta a pensarmos sobre esse tempo e os que virão, sobre o que temos a melhorar na formação dos professores pesquisadores, e a trabalharmos em prol de uma produção historiográfica que evidencie ainda mais a importância do Curso no semiárido cearense”, disse o professor Agenor Soares.
O Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú obteve autorização para funcionamento por meio do Parecer nº 572/60, do Conselho Nacional de Educação, e pelo Decreto nº. 49.878, de 11 de janeiro de 1961. Seu reconhecimento como Curso de Licenciatura Plena se deu através do Parecer n° 324/71, do Conselho Federal de Educação, e pelo Decreto nº 68.855, de 02 de julho de 1971.
Fonte: Com informações do site: www.uvanet.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário